Traduzir - Translate

sábado, 16 de março de 2013


Como reconhecer Deus


Você alguma vez já passou pela experiência de estar em um lugar, ao lado de um amigo ou conhecido, mas não reconhecê-lo no primeiro momento? Pessoalmente, pela minha distração ou correria já vivenciei essa experiência mais de uma vez. Confesso que é constrangedor, mas o tipo de vida em que vivemos atualmente nos coloca as vezes nessa situação.

Hoje em dia somos impulsionados a viver em um ritmo acelerado. Nossa rotina está atrelada a compromissos de tal forma que é impossível viver sem estarmos presos a um relógio. Nos sentimos angustiados no trânsito, sempre com pressa. Somos diariamente “bombardeados” com propagandas, notícias em tempo real, e-mails e contatos virtuais. Estamos cada dia mais nos tornando individualistas e preocupados apenas com nossas próprias necessidades. Acabamos prisioneiros da tecnologia. Podemos ter o carro mais potente, o computador mais rápido, a casa mais confortável, contudo estamos ficando mais solitários e egoístas.

Mas, nessa situação em que somos obrigados a viver podemos nos perguntar: Onde está Deus? Muitos cristãos queixam-se de não sentir mais a presença de Deus em suas vidas. Outros acabam se distanciado tanto da presença de Nosso Senhor que já não se preocupam mais em manter um contato ou comunhão diária com Ele.

Ao estudar as Escrituras Sagradas, há um relato de que nos dias de Jesus também houve pessoas que não o reconheceram apesar de estarem ao lado Dele. Isso mesmo! Pode parecer incrível, mas houve pessoas no passado que não reconheceram a Cristo, estando junto D’Ele. Uma delas se chamava Cléopas. Veja o que diz a Bíblia em seu evangelho de Lucas:

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo JESUS se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.” (Ev. Lucas, cap. 24, vers. 13 a 20)[1].


Vemos que Cléopas não reconheceu Jesus, mesmo tendo caminhado junto com Ele na estrada que os conduzia para Emaús. Porém, a Bíblia diz que ele e seu companheiro estavam com seus olhos “como que fechados para que o não conhecessem”. Ou seja, eles estavam “entorpecidos” pelos acontecimentos que os envolveram dias antes, quando Jesus foi preso, torturado, julgado injustamente e morto. Estes fatos haviam lhes tomado totalmente a suas atenções de maneira que não conseguiram entender e enxergar o novo. Foi necessário que o próprio Jesus, mesmo sem ser reconhecido, tivesse de explicar o plano da salvação da humanidade. Veja só:

“E ele lhes disse: O néscios e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” (Ev. Lucas, cap. 24, vers. 25 a 27).

Talvez hoje você se sinta envolvido em lutas, dificuldades e aflições de tal forma que não consiga reconhecer que Jesus está caminhando ao seu lado. Note que Jesus estava caminhando junto de Cléopas, mas todas aquelas notícias tristes lhe impediam de reconhecê-lo. Hoje sua atenção pode estar voltada para os problemas e as coisas tristes que estão lhe rodeando, mas lembre-se: JESUS É CHAMADO DE EMMANUEL. ELE É DEUS CONOSCO. ELE ESTÁ JUNTO DE VOCÊ!!

 A história do caminho de Emaús teve um final feliz, pois Cléopas e seu companheiro de viagem acabaram reconhecendo a Cristo. Mas a Bíblia nos ensina que isso ocorreu em um momento muito especial. Note o que diz a Palavra de Deus:

“E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. E Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?  (Ev. Lucas, cap. 24, vers. 28 a 32).

Vejam que eles começaram a sentir seus corações arderem com presença de Jesus quando Ele lhes “...abria as Escrituras”. Sendo que, no momento em que oraram, dando graças ao alimento seus olhos se abriram e o reconheceram. Se você realmente deseja experimentar a presença de Deus em sua vida Ore e Leia a sua Palavra! A Bíblia é Deus falando com você. É isso que nos diz o Evangelho de João:

No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.” (Ev. João, cap.1º, vers.1º).

Por muitas vezes em minha caminhada cristã passei por lutas e dificuldades. Em algumas ocasiões senti que minhas orações não estavam sendo ouvidas. Nessas horas de dificuldades e aflições a Palavra de Deus foi meu conforto e meu porto seguro, fazendo das minhas orações minha ferramenta para aproximar-me de Deus:

“Invoca-me no dia da angustia, eu te livrarei e tu me glorificarás.” (Salmos, cap. 50:15).

“No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes.” (Salmos, cap. 86, vers. 7).

“Aflição e angústia se apoderam de mim, contudo os teus mandamentos são o meu prazer.” (Salmos, cap. 119, vers. 143).

Em algumas vezes somos condicionados a associar a presença de Deus em nossa vida às emoções. Vamos aos cultos e as reuniões nas igrejas e, se não nos comovermos ou chorarmos é porque não sentimos a presença de Deus. Realmente Deus nos toca e nos comove, mas Sua presença em nossa vida é um fato constante e independente de nossos sentimentos. O que vale dizer que, independente de suas emoções (alegria, tristeza, raiva, felicidade, angústia, prazer, etc.) Ele está ao seu lado, pronto em lhe ouvir e falar com você. Tenha seu foco e sua atenção em Cristo. Não permita que o mundo a sua volta lhe cegue a tal ponto em que você não consiga reconhecer Jesus caminhando ao seu lado. E lembre-se sempre da promessa que Ele nos fez em suas Escrituras:

“...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Ev. Mateus, cap. 28, vers. 20).

Deus te abençoe!!





[1] Todas as referências bíblicas citadas nesse texto foram extraídas da versão, ALMEIDA Corrigida e Revisada, SBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário