O amor de um pai
Todos os dias nos deparamos com histórias que poderiam muito bem nos trazer valiosas lições a respeito da vida, do amor, do sacrifício e da força de vontade em vencer. Porém, uma dessas histórias que li e assisti anos atrás me ensinou, além desses pontos, um pouco mais do amor de Deus por nós. Essa história nos fala de Dick e Rick Hoyt.
Dick é um tenente-coronel aposentado, residente no estado de Massachusetts, Estados Unidos, e seu filho Rick, nascido em 1962, teve um grave problema no parto, provocando uma paralisia cerebral permanente e severas deficiências em sua fala e movimentos. Por recomendação médica os pais de Rick foram aconselhados a internarem o pequeno filho em uma instituição para deficientes pois, pelas previsões dadas pelos médicos, a vida dele seria comparável a de um vegetal.
Mesmo diante dessas lutas Dick não desistiu de seu filho, passando a dedicar-se e a cuidar dele, mesmo diante dos prognósticos mais pessimistas. Aos poucos foi possível observar que o pequeno Rick podia entender o mundo a sua volta. E não apenas isso! Ele poderia também se comunicar. Foi aí que seus pais foram além, desenvolvendo com a ajuda de técnicos e cientistas um computador para que ele pudesse comunicar-se e integrá-lo ao convívio das demais pessoas. Mas essa história não termina por aqui.
Anos depois, sendo Rick um jovem, decidiu ajudar um colega de sua escola que havia ficado paraplégico em razão de um acidente de carro. Assim, pai e filho organizaram a arrecadação de fundos em favor do amigo, decidindo participar de uma corrida. Ao cruzarem a linha de chegada pai e filho estavam realizados. Rick disse ao seu pai que ao participar da corrida sentia que suas limitações não existiam. Foi então que Dick tomou uma decisão corajosa. Surgia nesse momento o time Hoyt.
Pai e filho resolveram competir juntos. Contudo, essa não seria nenhuma surpresa se não fosse pelo empenho, cuidados e a dedicação de Dick. É difícil dizer o quanto foi exigido do tempo e dos recursos do pai de Rick, o qual teve que desenvolver equipamentos esportivos especiais, aprender a nadar, além de adquirir o preparo físico necessário para poder superar esses desafios.
Mas o mais lindo e emocionante de todo o sacrifício que Dick fez pelo filho ao competir foi trazer o seu filho junto consigo. Em muitos momentos carregando-o literalmente em seus braços. Levando-o consigo em todas as etapas das provas em que participaram. Hoje, apesar de todas as suas limitações, Rick é um homem realizado, vivendo sozinho com a ajuda de pessoas para ajudá-lo e tendo se graduado na universidade de Boston, onde também trabalha.
Juntos, pai e filho, o Team Hoyt (Time Hoyt), já foram tema de reportagens e documentários, inclusive aqui no Brasil no ano de 2008. Tendo participado de 911 eventos esportivos, entre eles: 206 triatlos, 6 competições de ironman triathlon, 64 maratonas, além de uma corrida pelo interior dos Estados Unidos, onde pedalaram e correram o equivalente a mais de 6 mil quilômetros. A lição que Dick e Rick procuram deixar a todos é a força e vontade em alcançar seus objetivos, independente das dificuldades[1].
Entretanto, para mim, ao ver o sacrifício desse pai em dedicar-se por puro amor ao seu filho, não posso deixar de associar essa história a certeza de um sacrifício e de um amor muito maior, dedicado por Deus em favor de toda a humanidade.
Jesus, O Filho de Deus, Nosso Salvador, em certa ocasião ao ensinar os homens acerca do amor de Deus comparado ao amor humano, assim disse:
“E qual entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Ev. Mateus, cap.7, vers. 9 a 11).
Em outra passagem, assim disse Jesus daqueles que viessem a Ele:
“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (Ev. João, cap. 6, vers.37).
Sabemos, por meio da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, que: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Ev. João, cap.3, vers.16).
DEUS AMA VOCÊ! E ele fez um sacrifício ainda maior do aquele pai que contamos nessa história! Ele doou a vida de seu único filho para proporcionar-lhe a salvação, a felicidade e a oportunidade de uma nova vida por Jesus Cristo. Não importa em que condições ou como você esteja hoje, lembre-se do que o próprio Jesus falou:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”(Ev.Mateus, cap.11, vers.28).
O tempo de você aceitar a Jesus Cristo é AGORA!
Saiba que Ele pode e quer estar ao seu lado! Assim como na história de Dick e Rick ele quer conduzi-lo, estar junto com você e fazer de você um vencedor! Basta entregar sua vida a ele, aceitando-o como seu único e suficiente salvador. Abra seu coração! E nunca se esqueça:
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.”(Ev.João, cap.1º, vers.12).
Torne-se um filho de Deus e experimente as maravilhas que Deus poderá fazer em sua vida! Se você já o aceitou, mas por alguma razão esqueceu-se de tão grande amor. Saiba que Ele está esperando por você:
“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso. E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”(Ev.Lucas, cap.15, vers. 4 a 7)[2].
Que Deus lhe abençoe grandemente.
[1]
Fonte: www.teamhoyt.com
[2] Todas
as citações Bíblicas citadas nesse texto foram extraídas da versão ALMEIDA, Corrigida
e Revisada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário