Traduzir - Translate

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DE UM SIMPLES GESTO

A IMPORTÂNCIA DE UM SIMPLES GESTO


  
  Na cidade de Sydney, Austrália, havia um jovem chamado Juan Mann. Certa vez ele teve uma idéia a fim de poder aproximar as pessoas. Juan confeccionou um cartaz e começou a passear pelas ruas do centro da cidade oferecendo abraços gratuitos. Numa dessas ocasiões Mann ofereceu um desses abraços a Shimon Moore, líder de uma banda de rock local, e desde então se tornaram bons amigos. Moore então decidiu fazer um pequeno vídeo, mostrando o trabalho e esforço de Juan em sua campanha de abraços grátis. À medida que sua iniciativa ganhou força, o conselho da cidade de Sydney tentou impedir esse movimento, gerando protestos e abaixo assinados apoiando a iniciativa. 

  Quando a avó de Juan faleceu, Shimon Moore e muitas das pessoas abraçadas por ele puderam retribuir esse simples gesto, mostrando sua solidariedade e carinho. Essa retribuição iniciou um movimento pelo mundo afora chamado “free hugs” (abraços grátis), já visto em diversas cidades, inclusive no Brasil.

  Para nós cristãos, movimentos como esse chama-nos a atenção, não apenas pela finalidade, mas pelas advertências e instruções dadas pela Bíblia Sagrada acerca de nosso dever. Veja o que diz o livro de II Timóteo:

  “Sabe, porém, isto: Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”(II Timóteo, cap.3, vers. 1 a 5).

  Podemos ver esse registro bíblico confirmar-se em nossos dias. Entretanto, somos todos os dias chamados a contrariar essa perspectiva, relembrando o mandamento de Cristo registrado no evangelho de João:

  “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Ev. João, cap.13, vers. 34 e 35).

  É possível demonstrarmos amor aos outros das mais diversas maneiras, porém, gestos simples de atenção, carinho e afeto podem ser as formas mais eficazes. Isso de acordo ao ensinado pelo Apóstolo Paulo, em sua carta dirigida aos Romanos.

  “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito servindo ao Senhor. Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade. Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.” (Romanos, cap.12, vers. 9 a 15)[1]

  O mundo atual precisa de nosso testemunho, para que assim possamos demonstrar em nós a perfeição de nosso Pai Celestial.

  “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Porque faz que o sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também o mesmo? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” (Ev. Mateus, cap.5, vers. 43 a 48).

  Que possamos saber demonstrar o amor de Deus através de nossos gestos e nossas palavras a todos, indistintamente. Lembrando que nossas ações são o meio mais eficiente em anunciarmos a salvação em Jesus Cristo. 

  Lembre-se sempre disso. Alguém próximo de você pode estar precisando!
   Que Deus te abençoe grandemente. 




[1] Todas as referências bíblicas citadas nesse texto foram extraídas da versão ALMEIDA, Corrigida e Revisada. SBB.




Nenhum comentário:

Postar um comentário