Traduzir - Translate

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A imensurável grandeza de Deus


A imensurável grandeza de Deus

Atualmente estamos acostumados a viver atrelados a escalas e sistemas de medidas, aprendemos a dividir nossos afazeres em horas e minutos, programando nossa agenda em razão de nosso relógio. Para nos deslocarmos é impossível imaginar nos movimentar sem pensar em quilômetros e outras medidas de distância. Até quando estamos fazendo compras não conseguimos nos livrar das medidas de peso e volume (quilos, gramas e litros). Hoje podemos até ousar medir tamanhos ínfimos à exemplo das escalas de mícrom e angstron[1], ou mesmos calcular distâncias infinitas no espaço utilizando o ano-luz[2]. Enfim, não podemos mais imaginar viver normalmente sem contar com sistemas e escalas que possam medir nosso tempo, distâncias, volumes, áreas, pesos, etc. E tem sido assim desde a antiguidade quando a humanidade ainda contava seu tempo baseada em eventos naturais, como as estações do ano, e espaços e pesos eram calculados em pés, braços, metais ou coisas.

 Porém, apesar de nossa necessidade e rigor em medir o mundo que nos cerca, as Escrituras Sagradas declaram no livro de Salmos, cap. 145, vers. 3 que: “Grande é o Senhor e digno de ser louvado; sua grandeza não tem limites .[3]

Podemos afirmar sem medo de errar que a grandeza de Deus é imensurável. Ou seja, não temos condições para calcular ou atribuir qualquer escala que defina o tamanho ou alcance de Deus. Para termos uma vaga ideia do que estamos falando tomemos como exemplo nosso sol, astro que nos ilumina e sem o qual a vida na terra não poderia existir. Pois bem, o sol está a cento e cinquenta milhões de quilômetros de distância de nós, sendo um milhão de vezes maior que o nosso planeta. Por sua vez, a estrela aeta carenae é cinco milhões de vezes maior do que o sol. A estrela betel geuse é trezentas vezes maior do que a aeta carenae. Sendo que a maior estrela conhecida até o momento, a VY Cannis Majoris, localizada na constelação de cão maior, é um bilhão de vezes maior do que o nosso sol[4].

Ainda assim, considerando o assombro de tais grandezas, sabemos que foi Deus quem as criou e formou o universo (Jó, cap. 38, vers. 32 e 33 e Isaías, cap. 42, vers. 5). Declarando o livro de Salmos no capítulo 147, verso 4, que Deus “Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome.[5]” Curiosamente, vemos no mesmo capítulo, no versículo anterior que o mesmo Deus sara os quebrantados de coração, curando suas feridas (Salmos, cap. 147, vers. 3).

Que maravilha! O mesmo Deus imensurável, que criou o universo e todas as coisas que nele há (Colossenses, cap. 1, vers. 16), é também aquele que se importa comigo e com você. Que pode curar suas feridas, enxugar suas lágrimas e fazer tudo novo em você (II Coríntios, cap. 5, vers. 17; Apocalipse, cap.21, vers. 4 e Jeremias, cap. 30, vers. 17).

Esse mesmo Deus, cuja majestade, força e formosura estão diante Dele (Salmos, cap. 96, vers. 6), quer tornar-se seu pai (Ev. Lucas, cap. 15). Para tanto você deve voltar-se para Ele, arrepender-se de seus pecados e entregar sua vida a Jesus. Aceite a Jesus hoje mesmo como seu Único e Suficiente Salvador de sua vida. Se você, por algum motivo, afastou-se de Deus, não tarde em retornar a casa do Pai: “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. E o filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.” (Lucas, cap. 15, vers. 20 a 22).

Jesus, Deus na pessoa de seu Filho (Ev. João, cap.14, vers. 8 a 10), que ser o seu Pai, seu Deus. Lembre-se sempre disso!


[1] Escalas de medidas microscópicas.
[2] É uma medida de comprimento, com valor aproximado de 10 trilhões de quilômetros. Um ano-luz é a distância em que a luz atravessa no vácuo no período de um ano. 
[3]  Bíblia NVI, Nova Versão Internacional.

[4] Fonte: Nasa, Discovery Channel.
[5] Versão Almeida Revisada.

Um comentário:

  1. Realmente, nossa vida é cheia de medidas e acabamos esquecendo da grandeza infinita de Deus,por este motivo as únicas medidas importantes são a grandeza do amor de Deus e a grandeza de nossas atitudes..

    ResponderExcluir