Traduzir - Translate

terça-feira, 1 de maio de 2012

NOS DIAS DO REI ASA, E OS DIAS DE HOJE.


Nos dias do rei Asa, e os dias de hoje.

O livro de II Crônicas nos conta uma história que pode muito bem ser empregada nos dias de hoje. Dizem os versículo 5 e 6 do capítulo 15 de II Crônicas: “E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque Deus os perturbara com toda a angústia.[1]

Podemos dizer que o mundo vive atualmente dias sem paz. Quando assistimos aos noticiários nos cansamos em ver inúmeras informações acerca de crises, corrupção, escândalos, crimes, violência e conflitos ao redor do mundo. Sabemos que esse estado atual de coisas é algo que já foi previsto pelas Escrituras Sagradas por Jesus (Mateus, cap.24). Vivemos igualmente tempos de desconfiança onde o ser humano tem colocado suas qualidades e seus valores morais de lado, pensando exclusivamente em seu sucesso profissional, na correria do dia-a-dia, na busca contínua da realização de mais tarefas no mesmo espaço de tempo. Colocando em primeiro lugar apenas o seu prazer, ou seu sucesso, seja ele financeiro, profissional, acadêmico ou meramente pessoal. Tal realidade também já foi antecipada pelo apóstolo Paulo (II Timóteo cap.3).

Nos dias do reinado do rei Asa, no reino de Judá (aproximadamente entre 913 a 873 A.C, Albright), o povo vivia dias angustiantes semelhantes aos nossos. E assim como em nossa sociedade atual os habitantes daquela terra estavam sem Deus. Diz o versículo 3 daquele capítulo: “E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei.” Este versículo retrata a realidade em que o povo daquela época vivia, ou seja, viviam sem Deus, sem o conhecimento acerca lei, dos mandamentos e regras de uma vida dirigida e aprovada por Deus. Por isso, de acordo a segunda parte do versículo 6 Deus os deixara ser perturbados e  afligidos com toda sorte de angústias. Isso de acordo à própria Palavra trazida na Lei do Senhor (דברים, Devarim,[2], Deuteronômio, cap. 28) onde relata claramente as consequências e os resultados daqueles que optam por viver com Deus ou longe Dele.

Mas glória Deus! Porque a sua misericórdia dura para sempre! (Exôdo, cap.20, vers.6 e Salmos 136). Porque seus ouvidos não estão fechados! (II Crônicas, cap.7, versículos 14 e 15). E por inclinar-se ao clamor daqueles que o buscam! Assim fez o povo de Israel naqueles dias, pois na sua angústia clamaram ao Senhor (II Crônicas, cap.15, vers.8 a 12) e Deus revelou-se a eles, dando-lhes repouso e a promessa que suas obras seriam recompensadas (vers. 7 e 15). E diz o final do capítulo 15 que Israel passou a viver dias de paz: “E não houve guerra até ao ano trigésimo quinto do reinado de Asa.”(vers. 19).

Hoje, nossa sociedade busca por dias de paz, porém se esquece de voltar-se para Deus (Salmos 18, vers.6). Muitos não entendem por estar vivendo tempos de dificuldade, angústia e aflições. Esquecem-se o que Jesus ensinou “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus, cap.11, vers.28).

Não deixe para amanhã, busque e achegue-se a Deus (Tiago, cap.4, vers.8). Para aqueles que ainda não conhecem realmente a Deus, aceite-o como seu único e suficiente Salvador de sua vida e creia que Ele pode fazer diferença em você, lhe trazendo paz e tranquilidade em um mundo tão perturbado, porque: “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome. ” (Ev.João, cap. 1, vers. 12).

Que Deus possa fazer coisas maravilhosas em sua vida!!


[1]  Versão Almeida, Corrigida e Revisada Fiel.
[2] Devarim (do hebraico דברים Palavras da primeira sentença do texto) é o nome da quinta parte da Torá Devarim é chamado comumente de Deuteronômio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário