Traduzir - Translate

sábado, 24 de agosto de 2013

SUPER HERÓIS

SUPER HERÓIS


Lembro com um sorriso no rosto do passado, quando eu ainda era uma criança e brincava com outros colegas. Muitas dessas brincadeiras consistiam em imitar nossos super-heróis favoritos. Era fascinante imaginar ser dono de uma super força, velocidade ou ter a capacidade de voar ou enxergar as coisas através de outros objetos. Essa fascinação encanta não apenas as crianças em suas brincadeiras, mas também lota salas de cinemas e arrecada bilhões de dólares com filmes como X Men, Batman, Homem Aranha, etc.

Acredito que a razão desses super-heróis de nosso imaginário fazerem tanto sucesso, ao ponto de impulsionarem filmes, revistas e desenhos animados deve-se as suas capacidades extraordinárias, muito além das nossas, que os tornam praticamente indestrutíveis.

Curiosamente a Bíblia Sagrada também possui um rol de heróis mencionados em suas Escrituras. Contudo, ao procurarmos seus nomes e suas histórias ficaremos desapontados em descobrir que essas pessoas não tinham poderes especiais. Eram pessoas comuns, assim como eu e você, sem qualquer dom especial que lhes permitissem, por si mesmos, destacarem-se no meio da multidão. E pior! Esses heróis retratados na Bíblia, ao contrário do que muitos pensam, não foram pessoas perfeitas. Eles também cometeram falhas, algumas tão graves que certamente seriam reprovadas ainda nos dias de hoje.

Mas como pessoas assim conseguiram ser alçadas à condição de heróis bíblicos? Se tomarmos alguns exemplos, como Moisés, você verá que ele foi um homicida, pois cometeu um assassinato ainda quando era um príncipe no Egito (Êxodo, capítulo 2, versículos 11 e 12).

Abraão, o patriarca e pai da nossa fé, em certa ocasião ofereceu sua própria mulher a um outro homem (Gênesis, capítulo 20, versículos 9 e 10), e ainda abandonou um filho, Ismael (Gênesis, capítulo 21, versículo 14).

Davi, o grande rei de Israel e o homem que ficou conhecido por ter um coração segundo o coração de Deus, praticou adultério e um assassinato (II Samuel, capitulo 12, versículo 9).

Poderíamos falar de muitos outros personagens, todavia, temo que faltaria tempo para descrever tantas vacilações. Porém, o mais intrigante é como tais pessoas, cheias de fraquezas e tendo cometido tantos erros em suas vidas conseguiram ser reconhecidas a ponto de tornarem-se dignas em ter seus nomes registrados na Bíblia.

Ao examinarmos mais detalhadamente as Escrituras vemos que, em todos esses exemplos, tais pessoas assumiram os erros que os fizeram cair, reconhecendo a partir daí a autoridade e o poder de Deus sobre suas vidas. Pois somente Ele é perfeito. Veja o que disse Moisés em seu cântico, ao final de sua vida.

Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.” ( Deuteronômio, capítulo 31, versículo 22). 

      “Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus. Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.”( Deuteronômio, capítulo 32, versículos 3 e 4). 

    
Somente Deus é perfeito! Logo, não estamos livres de cometer erros ou falhas durante o curso de nossa existência. Saiba que Deus não busca a perfeição do ser humano, pois somente Ele é perfeito. O que Deus realmente deseja é que busquemos N’Ele a força e as condições necessárias para vencermos os nossos erros e defeitos. Observe o diz a Bíblia a esse respeito.

A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (II Carta de Paulo  aos Corintios, capítulo 12, versículo 12, versículo 9). 

Lembre-se, Deus pode tornar seus erros e falhas em benção para você e para as outras pessoas. Nesse aspecto, vale ressaltar a genealogia de Jesus, escrita no Evangelho de Mateus, no capitulo 1°:

E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. (Evangelho de Mateus, capítulo 1° versículo 6). 

Isso mesmo! Salomão, um dos maiores reis de Israel, e posteriormente JESUS CRISTO, foram descendentes de Davi. Entretanto, apesar de Davi ter tido várias esposas, foi justamente de uma relação adúltera e pecaminosa que adveio a linhagem abençoada. Mas como isso é possível? A resposta também pode ser encontrada nas Sagradas Escrituras.

    “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse, mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça. Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.” (Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 5, versículos 19 a 21).


Portanto, ‘...onde o pecado abundou, superabundou a graça.” Logo, não importam quais sejam os seus erros do passado, suas falhas. Ou mesmo quais tenham sido as coisas equivocadas que você tenha feito. Lembre-se: Você é valiosíssimo para Deus. Ele não espera que você seja perfeito. Ele espera apenas que você dê a oportunidade D’Ele entrar em sua vida e deixá-lo agir. A perfeição de Cristo nos torna justos e perfeitos perante Deus.

E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.”(I Carta de Paulo aos Coríntios, capitulo 6, versículo 11).

E como terminou as histórias de Moisés, Abraão e Davi?
Moisés foi considerado o maior legislador, líder e profeta que Israel já teve, a quem Deus conversava face a face (Deuteronômio, capítulo 34, versículo 10). Quanto a Abraão, Deus o abençoou de tal maneira que sua descendência tornou-se uma grande nação, sendo até hoje venerado como o pai da fé e respeitado pelas religiões judaica, cristã e islâmica. E Davi foi considerado o rei mais respeitado de Israel. Sendo sua memória homenageada com a estrela de Davi, colocada na bandeira do estado de Israel. Tornando-se parte da linhagem messiânica de Jesus Cristo.

Você também pode ser um herói. Nunca se esqueça:

Aquele que vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Livro do Apocalipse, capítulo 21, versículo 7).

JESUS CRISTO é o nosso verdadeiro herói, pois somente com Ele poderemos vencer nossos erros e pecados.

Que Deus te abençoe grandemente!


________________________________________

REFERÊNCIAS:
  

Todas as citações bíblicas mencionadas no texto foram extraídas da versão ALMEIDA, Revista e Corrigida – SBB.

2 comentários:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
  2. http://www.versiculosbr.com
    Livros, louvores, mensagens, wallpapers, visite ai :)

    ResponderExcluir