Traduzir - Translate

sexta-feira, 24 de maio de 2013


AMIGO OU INIMIGO DE DEUS.




Qual é a primeira idéia que você tem quando ouve a palavra Deus? Muitos poderão responder que, ao pensar em Deus, se lembram de paz, fé, eternidade, etc. Mas tenho certeza que a grande maioria das pessoas irá associar sua idéia sobre Deus ao amor. Isso não é errado, pois aprendemos desde crianças e sabemos que Deus é amor (I Epístola do Apóstolo João, capítulo 4, versículo 8).
Contudo, observamos hoje em dia que o conceito que as pessoas fazem acerca do amor de Deus os leva a crer em um amor ingênuo, sem qualquer responsabilidade. Muitos dizem – Deus me ama independente do que eu faça! Outros chegam a dizer que o inferno não condiz com o amor de Deus. Alegam que Deus, em seu infinito amor pelo ser humano, seria incapaz de condenar qualquer pessoa.
Pois bem. Para compreendermos melhor o amor de Deus e sua implicação em nossas vidas é necessário, antes de qualquer coisa, analisar a sua Palavra (a Bíblia Sagrada). Não podemos nos esquecer das instruções dadas pelo próprio Senhor Jesus em conferirmos o que diz a Bíblia (Evangelho de João, capítulo 5, versículo 39). Dessa forma, aprendemos que o grande amor de Deus pelo gênero humano foi demonstrado pelo oferecimento de JESUS CRISTO, seu único filho, a fim de morrer em nosso favor:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Evangelho de João, capítulo 3, versículo 16)

Talvez você possa achar esse versículo bíblico bonito, ou ainda nem se importar na real dimensão desse ato de Deus em benefício da humanidade. Mas uma coisa é certa, independente do que você ache ou diga a respeito do sacrifício de Cristo, o fato incontestável é que Jesus morreu para salvar você dos seus pecados. Isso mesmo! Dos seus próprios pecados. Veja o que diz a Bíblia Sagrada:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus. Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 3, versículos 23 a 26).

Sendo Deus um ser perfeito e justo Ele jamais poderia aceitar ou conviver com o pecado. Logo, sendo nós imperfeitos e pecadores era necessário uma forma de resgatar a humanidade de sua degradação pecaminosa. Você poderá dizer – Meus pecados não são tão graves, ou, Deus é misericordioso e tolerante. Paul Washer em seu livro O Verdadeiro Evangelho, diz que nós não temos a consciência do quanto temos pecado, assim como o peixe não sabe o quanto está molhado. Nós nascemos em pecado, vivemos em um mundo corrompido pelo pecado e a única coisa que conhecemos é o pecado. A Bíblia nos diz que não há um justo sequer sobre a terra e o ser humano bebe iniquidade como se fosse água:

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” (Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 3, versículo 10).

Quanto mais abominável e corrupto é o homem, que bebe a iniqüidade como a água?” (Livro de Jó, capítulo 15, versículo 16).

Não estamos falando aqui meramente de atitudes como roubar, matar, cobiçar ou mentir. Lembre-se que Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden e lançaram a humanidade no pecado pela simples desobediência a Deus uma única vez. E você? Seria capaz de contar todos os seus pecados? Todos os seus pensamentos, atos, omissões, palavras, gestos e até mesmo as situações nas quais você tenha consciência de haver desagradado a Deus? É por essa razão que o Apóstolo Paulo fala categoricamente que: “...todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
Por isso precisamos ter o conhecimento de que o pecado não é somente um ato contra outro ser humano, mas uma afronta ao próprio Deus. O rei Davi ao reconhecer seus pecados por haver adulterado com Bate-Seba, tornando-se responsável pela morte de Urias, reconheceu que tinha pecado diretamente contra Deus:

Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Livro dos Salmos, capítulo 51, versículo 2 a 5).

Temos visto muito frequentemente, especialmente nas Igrejas e no meio cristão o ditado que diz: “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador.” Essa expressão não está registrada na Bíblia, sendo fruto da idéia teológica da manifestação do amor de Deus. Porém, é necessário esclarecer que Deus, por amar o ser humano infinitamente e querendo resgatá-lo dessa condição hedionda que é viver em pecado, longe de Deus e condenado à morte eterna, nos propiciou o sacrifício de JESUS CRISTO para que por Ele fossemos reconduzidos à presença Divina, permitindo-nos vivermos eternamente com Cristo.

Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: Que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.” (I Epístola do Apóstolo João, capítulo 4, versículo 9).

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, O Justo pelos injustos, para levar-nos a Deus, mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.” (I Epístola do Apóstolo Pedro, capítulo 3, versículo 18).

Portanto, podemos concluir que Deus ama o ser humano a ponto de fazer seu único filho vir a este mundo, sofrer e morrer para que pelo seu exemplo de justiça e perfeição, nós que somos imperfeitos e injustos, pudéssemos ter o privilégio de nos aproximar de Deus.

Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Carta aos Hebreus, capítulo 4, versículos 14 a 16).

      “Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.” (Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios, capítulo 3, versículos 11 a 12).


Isso mesmo!! Você e eu, seres imperfeitos, pecadores e injustos podemos ser perdoados de nossas iniquidades e chegarmos à presença Deus para sermos ajudados e alcançarmos misericórdia. Não é maravilhoso?!
Se você esta lendo esse texto e conhecendo melhor agora o amor de Deus, saiba que Deus ama você, mas ele odeia o pecado e também odeia aqueles que praticam o pecado.  

Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.” (Livro dos Salmos, capítulo 5, versículo 4).

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Carta do Apóstolo Tiago, capítulo 4, versículo 4).

Assim, cabe a você decidir se prefere continuar levando uma vida de pecado, seja ele qual for, fazendo-se um inimigo de Deus. É difícil imaginar como é ser inimigo de Deus, mas tenho certeza que o seu fim é a morte, não apenas física mas a morte eterna.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 6, versículo 23).

Por essa razão, nunca se esqueça que por JESUS CRISTO você tem o convite de reconciliar-se com Deus, tornando-se amigo Dele. Basta você aceitar a Cristo como seu único e suficiente Salvador, entregando-se a Ele e abandonando a vida de pecado.

E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou.”(Carta de Paulo aos Colossenses, capítulo 1°, versículos 20 e 21).

     “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou. 
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).” (Carta de Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículos 3 a 5).


Lembre-se sempre:

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (Evangelho de João, capítulo 3, versículos 36).

Decida, se você quer ser amigo ou inimigo de Deus? Faça a escolha correta!
Que Deus te abençoe.


__________________________________________

Fontes:

O Verdadeiro Evangelho, Redescobrindo a Mensagem mais Importante da Escritura – Paul Washer, 2012, Editora Fiel.

Todas as citações bíblicas mencionadas nesse texto foram Extraídas da Bíblia Sagrada, Versão ALMEIDA, Corrigida e Revisada, SBB.

10 comentários:

  1. Amém Pastor, suas palavras sempre pavimentam de forma sólida a estrada que nos levam ao nosso Senhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo e irmão Maurício. Suas palavras são um grande incentivo e encorajamento a continuar esse trabalho! Que Deus abençoe a todos nós!

      Excluir
  2. Com certeza! Sempre temos muitos caminhos, e apenas um é o correto! Quero ser amigo de Deus! E espero que todos queiram! Que Deus continue abençoando esse canal de comunicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus possa te abençoar cada vez mais Rafael, que todos nós possamos ser amigos de Deus! Abraços!!

      Excluir
  3. Caríssimo, saudações fraternas em Cristo! É uma honra participar de seu blog. Tenho a certeza qy-ue serei muito abençoado. Parabéns! Vou deixar em meus favoritos, para que possa meditar. Não esqueça de fazer uma visita na Fazenda de Jó. Paz!

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigado pelas palavras de encorajamento! Farei a visita sim e peço a Deus que o abençoe cada vez mais!

    ResponderExcluir
  5. Belíssima palavra irmão, Deus abençoe grandemente por esta inspiração...

    Ezequiel Domingues dos Santos
    www.ezequiel-domingues.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Ezequiel! Suas palavras são benção de encorajamento e força para mim! Que Deus possa abençoá-lo ricamente!

    ResponderExcluir
  7. Paz de Jesus,ao passar pela net encontrei o seu blog, estive a ler as primeiras
    postagens e posso dizer que é um blog fantástico,
    com um bom conteúdo, dou-lhe os meus parabéns.
    Tenho um blog Peregrino E Servo que ficaria radiante se o visita-se,
    e se desejar comente,e se gostar e quiser seguir esteja à vontade, irei retribuir.
    Sou António Batalha seu conservo em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Nosso Senhor Jesus seja contigo caro Irmão e Amigo Antonio! Suas palavras de incentivo e encorajamento são benção. Toda honra e glória para o Senhor! Estou seguindo seu Blog, é uma benção também! Desde já lhe sou grato em seguir minhas publicações e indicações! Conte com minhas orações e incentivo! Um grande e fraternal abraço de vosso amigo e servo, no amor de Nosso Senhor Jesus, Wilson.

      Excluir