Traduzir - Translate

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A VERDADEIRA PROSPERIDADE


A Verdadeira Prosperidade


    Vivemos nos dias de hoje uma busca pela prosperidade. O termo prosperidade, do latim "prosperitate", refere-se a qualidade de quem seja próspero, ou seja: Feliz, venturoso, bem-sucedido, rico ou afortunado. Todos desejam ser prósperos. Entretanto, essa busca pelo sucesso e bem estar faz com que os homens acabem se concentrando apenas na obtenção de bens materiais. Privilegiamos, mesmo sem querer, o “TER” ao invés do “SER”. Da mesma forma, somos constantemente instigados a aceitar os valores e convenções impostas pela nossa sociedade, onde as pessoas prósperas e bem sucedidas são aquelas detentoras do melhor carro, as melhores roupas, a maior casa, ou da vida mais glamourosa.

   Na Bíblia Sagrada aprendemos uma importante lição acerca do que, para nós cristãos, seja a real prosperidade. João, o discípulo amado que conviveu com nosso Senhor Jesus Cristo, ao escrever a carta hoje registrada na epístola de III João, no Novo Testamento, assim referiu-se a Gaio.

  “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.” (III João, cap.1, vers. 2 e 3).

   Gaio era um cristão, servo de Deus, líder da Igreja em Éfeso, tendo sido batizado pelo Apóstolo Paulo (I Coríntios, cap.1, vers.14). Revelando entre suas qualidades, a hospitalidade (Romanos, cap.16, vers.23) e a dedicação a pregação do Evangelho como missionário (Atos, cap.19, vers. 29 e cap. 20, vers.4). Contudo, acredito que a principal razão do Apóstolo João em considerar Gaio um homem feliz, de bem com a sua vida (alma), era o fato dele “andar na verdade”. Mas ao que se referia o Apóstolo, ao dizer “andar na verdade”?
 
   Nas próprias Escrituras observamos, no Evangelho de João, no capítulo 17, versículo 17, o pedido feito por Jesus em sua oração a Deus, no momento em que orava em favor dos seus discípulos. Diz a Palavra de Deus:

    “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (Ev. João, cap. 17, vers. 17).

    O livro de Salmos, também possui uma importante definição do que venha ser a verdade:

    “A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.” (Salmos, cap. 119, vers. 160).

     Observamos, portanto, que a “verdade” referida pelo Apóstolo João trata-se de viver de acordo com a Palavra de Deus. Para João, Gaio era alguém que vivia segundo a Palavra de Deus.

   Outro importante testemunho, desta vez do homem mais próspero que viveu nesse mundo, o rei Salomão, confirma a importância de vivermos em conformidade a Palavra de Deus. Veja o diz a sua história, registrada no primeiro capítulo de I Crônicas:

     “Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.”(I Crônicas, cap. 1, vers. 7 a 12).

   Note que o primeiro pedido feito por Salomão a Deus foi: Confirme-se a tua palavra! Certamente o rei desejava receber de Deus sabedoria e conhecimento para poder governar o reino que herdou de seu pai Davi, mas nenhuma dádiva ele poderia ter recebido de Deus se essa não estivesse em conformidade à Palavra do Senhor. Por isso, tempos depois, vemos a confirmação em obedecermos a Deus, e cumprirmos sua vontade, registrada pelo próprio rei Salomão, no livro de Provérbios:

    “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria e inclinares o teu coração ao entendimento. Se clamares por conhecimento e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria. Da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade. Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.” (Provérbios, cap.2, vers. 1 a 9).

    O Apóstolo João também registrou em seu evangelho o que Jesus ensinou:

    “Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (Ev.João, cap.15, vers.7)

     Concluímos assim, que o segredo para uma vida feliz e próspera não consiste em focar-nos na procura incessante em acumular bens e riquezas materiais, mas primeiramente em cumprir a vontade de Deus revelada a nós pela sua Palavra. Nisto releva-se a promessa dada por Jesus, registrada no Evangelho de Mateus:

    “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Ev.Mateus, cap.6, vers. 26 a 33).

   Que Deus possa nos fazer compreender o real significado do que seja a verdadeira prosperidade. Isso a fim de não nos tornarmos fúteis ou egoístas, a ponto de valorizarmos mais as coisas materiais do que aos nossos irmãos, desejando mais um estilo de vida, do que dedicar-nos a Deus!
  
   Amado irmão! Que você possa ir bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma!
 
   Que Deus te abençoe grandemente!

_______________________________________________
* Todas as citações bíblicas citadas neste texto foram extraídas da versão Almeida, Corrigida e Revisada.

Um comentário: