Traduzir - Translate

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O VALOR DO SACRIFÍCIO


O valor do sacrifício


Vemos na Bíblia Sagrada, nos tempos do velho testamento que a forma utilizada para os homens se comunicarem com Deus era através da realização de sacrifícios. O ato de sacrificar, ou seja, entregar da vida de um ser vivo (um animal sem defeito – pombas, cordeiros e até bois) era fundamental para demonstrar o arrependimento do ser humano e com isso obter o perdão dos seus pecados. No passado grandes personagens bíblicos ofereceram sacrifícios a Deus nessas condições:

Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.” (Gênesis, cap.22, vers.3).


Porém a fressura e as pernas lavou com água; e Moisés queimou todo o carneiro sobre o altar; holocausto de cheiro suave, uma oferta queimada ao SENHOR, como o SENHOR ordenou a Moisés.”(Levítico, cap.8, vers.21).

"Então Davi edificou ali um altar ao SENHOR, e ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos, e invocou ao SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto." (I Crônicas, cap.21, vers. 26).

E oferecia Salomão três vezes cada ano holocaustos e sacrifícios pacíficos sobre o altar que edificaram ao SENHOR, e queimava incenso sobre o que estava perante o SENHOR; e assim acabou a casa.” (I Reis, cap. 9, vers. 25).

E o rei e todo o Israel com ele ofereceram sacrifícios perante a face do SENHOR.” (I Reis, cap. 8, vers. 62).[1]

O sacrifício era uma condição para aproximar-se de Deus, pois sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hebreus, cap. 9, vers. 22). Porém, tais sacrifícios na antiguidade eram o prenúncio do sacrifício maior, o de JESUS CRISTO, o qual entregou-se voluntariamente na cruz em remissão dos nossos pecados, conforme o Apóstolo Paulo, declarou em sua carta aos Romanos:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.” (Romanos, cap.3, vers.23 a 25).

Portanto, podemos hoje achegar-nos a Deus mediante o sacrifício de Cristo!! Por Ele você pode ir para o céu!! Já pensou nisso??

Mas e você?? Como fica nessa história?? O que você pode fazer diante de um preço tão alto oferecido em seu favor??

A Palavra de Deus nos ensina o que fazer. Hoje não precisamos mais oferecer holocaustos e derramar sangue em altares, mas tudo o que o Senhor Deus nos pede é nossa aceitação e voluntariedade! Parece simples? Veja o que diz o próprio Apóstolo Paulo:

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos, cap.12, vers.1).

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”(Gálatas, cap. 2, vers. 20).

Tudo o que Deus quer é VOCÊ! Deus deseja o seu coração!! Ele quer fazer parte da vida!! Que sua vida possa ser uma extensão da vontade de Deus!! Que seu corpo possa ser casa de Deus e que Ele possa fazer dela a Sua morada. Lembre-se:

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (Ev. João, cap.14, vers.23).

Que o seu único sacrifício seja o de entregar diariamente sua vida no altar de Deus! Garanto que você não se arrependerá.

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.”(Apocalipse, cap. 3, vers.20 e 21).

Ofereça-se a Deus! Você só tem a ganhar!!

Que Deus te abençoe grandemente!




[1] Todas as referências bíblicas citadas nesse texto foram extraídas da versão ALMEIDA, Corrigida e Revisada – SBB.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DEUS E O HOMEM DA VOZ DE OURO


DEUS E O HOMEM DA VOZ DE OURO















Há tempos atrás assisti a uma reportagem divulgada em diversos canais de televisão e também pela internet. Essa reportagem relatava a história do “homem da voz de ouro”. Um título bastante curioso, porém, na realidade, essas reportagens traziam a história de um cidadão chamado Ted Williams, um morador de rua na cidade de Columbus, em Ohio, Estados Unidos. Ted vivia graças as esmolas que arrecadava em um cruzamento de ruas e dormia em uma barraca velha, improvisada num terreno baldio. A história de Ted Williams certamente mereceu toda essa atenção por aspectos simples, mas fundamentais, que tocam a vida de todos diante das circunstâncias que nós podemos vivenciar em algum momento de nossa existência.

Ted possuía um dom. Ele tinha uma voz fenomenal, digna dos melhores locutores de rádio. Entretanto, mesmo tendo esse talento natural e alcançado um relativo sucesso como locutor, acabou sendo arrastado à ruína pelos vícios do álcool e das drogas, terminando por tornar-se um mendigo, carecedor da misericórdia alheia.

O Livro dos Livos, a Bíblia Sagrada, nos ensina que Deus nos escolheu desde o principio para a salvação: 

"Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo." (II Tessalonicenses, cap. 2, vers. 13 e 14)[1].

 Porém, o inimigo da humanidade, o diabo, não veio senão para nos matar, roubar e nos destruir (Ev. de João, cap. 10, vers.10). Assim como na vida de Ted Williams, por inúmeras vezes o ser humano seduzido pelo prazer fácil e efêmero das drogas, ou mesmo por outras formas de tentação, deixam-se cair e tornam-se escravas de seus próprios erros e vícios. Permitem que o adversário lhes roube sua paz, sua felicidade, sua liberdade e até mesmo seus dons e talentos naturais, tirando o controle suas vidas.

        Mas louvado seja o Senhor! Pois sustenta a todos os que caem e levanta a todos os abatidos: 


"O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados." (Salmos, cap.145, vers.14).

       Podemos testemunhar pela história de Ted Williams a confirmação dessas verdades. Ted não terminou como um mendigo segurando uma placa pedindo esmolas num cruzamento de trânsito. Em uma das entrevistas que deu, após ser descoberto por um repórter, disse que nos momentos de maior desespero e dor, pedia a Deus que permitisse que sua mãe estivesse viva por tempo suficiente para vê-lo se recuperar. E Deus não despreza um coração contrito e quebrantado!


"Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." (Salmos, cap. 51, vers.17).

 E Deus não ignorou sua oração. Assim, a mãe de Ted Williams, já idosa e sem ter notícias do filho, ao ver a reportagem sobre o homem da voz de ouro, perguntando as pessoas de quem se tratava aquele mendigo que da noite para o dia tinha virado uma celebridade – É seu filho!! – disseram seus amigos a ela. Dias depois ele pôde revê-la em um reencontro emocionado, transmitido por uma grande rede de tv norte americana.

         A história de Ted é realmente impressionante, não apenas pelo seu final, mas também por representar como Deus pode restaurar pessoas e situações aparentemente irrecuperáveis, dando-nos uma nova chance. Quantos homens e mulheres com vozes de ouro, mentes brilhantes e com os mais diversos dons e talentos deixam-se levar por caminhos que ao final só trarão destruição e morte:


"Há caminhos que parecem certo ao homem, mas no final conduzem à morte." (Provérbios, cap. 14, vers.12)

      Muitos se esquecem que Deus pode levantá-los, e o que Ele mais deseja é que tenham uma vida plena e abundante (João 10:10).

     "O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente."(Ev. João, cap. 10, vers.10).

    Deus quer que você usufrua de todos os seus dons, quer vê-lo produtivo, feliz e realizado em todos os sentidos. Ele quer vê-lo como uma árvore frondosa, linda, plantada perto de ribeiros de águas, cujas folhas não caem, dando seus frutos e sua sombra na estação própria. Que tudo que você venha a fazer possa prosperar (Salmo, cap. 1º).


Não importa se você caiu ou encontra-se abatido, se desprezou seus dons e talentos naturais em troca de vícios e enganos. Deus pode e quer fazer de você um vencedor! 

  Lembre-se sempre: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." (Ev. João, cap. 16, vers. 33).

   Com JESUS, você é mais que VENCEDOR!

   Que Deus lhe abençoe grandemente!




____________________________________________________________


[1] Todas as referências Biblícas citadas nestes texto foram extraídas da Bíblia Nova Versão Internacional - NVI
* Texto inspirado na Reportagem Exibida no Jornal Nacional em Janeiro de 2011. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O BEM MAIS CARO DO MUNDO


O bem mais caro do mundo


Neste último mês de julho comemorou-se no Reino Unido o aniversário de 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. Em razão disso, o palácio de Buckingham, em Londres, organizou uma rara exposição de jóias da Coroa Britânica. O conjunto dessa coleção é composta por alguns dos maiores diamantes do mundo e, segundo vários especialistas, não tem preço. Seu valor econômico e histórico pode ser considerado inestimável. Muitas dessas jóias foram expostas em conjunto pela primeira vez nessa ocasião. Uma das peças trata-se de uma espada feita com três mil diamantes, a qual foi presenteada por um marajá indiano ao rei Eduardo VII em 1901. Outra relíquia importante é a coroa usada pela rainha Vitória, confeccionada por joalheiros em 1870 e toda cravejada de diamantes[1].

Para nós, a absoluta maioria jamais viu ou experimentou tamanha riqueza, porém, as Escrituras Sagradas falam de algo muito mais valioso do que qualquer coleção de jóias, ou mesmo de outro tipo de bem. Diz o Salmo 49:

Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre.” (Salmos, cap. 49, vers. 7 e 8).

No Evangelho de Marcos, Jesus Cristo fez a seguinte indagação aos seus discípulos ao referir-se acerca do valor da alma de um único ser humano:

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?” (Ev. Marcos, cap. 8, vers. 36 e 37).

Vemos assim que o bem de maior valor é sem dúvida nenhuma a vida humana consistente em sua alma. Entretanto, a vida de todos os seres humanos estava condenada a destruição. Esse destino cruel e terrível estava traçado em razão da queda do homem pelo pecado. Esse mesmo pecado que faz a separação entre Deus e a humanidade, a ponto de distanciar-nos Dele, conforme registrado pelo profeta Isaías em seu livro:

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaías, cap. 59, vers.1 e 2).

Mas qual seria o preço? Qual seria o valor estimado do sacrifício a ser realizado para resgatar a sua vida, a minha e de toda a humanidade a fim de evitar nossa destruição e reconciliar-nos com Deus? Esse preço foi o valor da vida do Filho de Deus. Veja o que Jesus disse:

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”(Ev. de João, cap.10, vers.17 e 18).

Ainda que você ignore isso, ou mesmo não se importe, saiba que sua felicidade, cura e o mais importante de tudo, A SUA SALVAÇÃO foi comprada pelo preço do sangue do Filho de Deus! Veja o que está declarado nas Escrituras:

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos.”(I Timóteo, cap. 2, vers. 5 e 6).

Talvez você se pergunte – Mas por que então estou sofrendo? Por que sinto-me infeliz? A resposta é demasiadamente simples. Talvez porque você ainda não tenha reconhecido ou experimentado verdadeiramente o valor desse resgate. Há algo importante esperando por você:

Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”(Colossenses, cap.1, vers. 12 e 14).

E como poderíamos experimentar esse grande e maravilhoso benefício? Saiba o que diz a Palavra de Deus:

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” (Ev.de João, cap.1°, vers.12).

Creia no Filho de Deus! Aceite hoje mesmo a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida e sua alma! Se você já sabe o valor dessa verdade, mas se encontra distante, reconcilie-se hoje mesmo! Reconheça a soberania de Deus sobre seus atos e seus pensamentos. Nunca se esqueça!

Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
 (I João, cap. 4, vers. 9 e 10)[2].

Saiba que seu valor é inestimável, conforme o relato narrado por R.A Torrey:

Havia na exposição mundial em Chicago no edifício de Fabricantes de Artes Liberais, na exibição da Tiffany C.O., um lugar onde não se podia chegar, nem de dia, nem de noite, por causa do grande número de pessoas que o cercava. Fui lá diversas vezes, mas só consegui olhar por cima da multidão. Qual seria o motivo de tanto interesse? Toda a atenção voltava-se para um cone de veludo roxo, que possuía em seu vértice um diamante de preço quase incalculável. Compensava todos os esforços vê-lo. Mas nunca me lembro de tudo isto, sem ter a recordação de que a alma do mendigo de rua mais pobre, ou da mulher mais caída e desprezada, vale infinitamente mais do que dez mil jóias iguais aquela.[3] 

            Que Deus te abençoe grandemente!




[1] Jornal da BBC-Brasil, edição de 02.07.2012.
[2] Todas as citações bíblicas citadas nesse texto são baseadas na versão ALMEIDA, Corrigida e Revisada.
[3] O valor da Alma – por  R. A. Torrey. Extraído do Livro “Esforça-te para ganhar almas” – Autor: Orlando Boyer - 1975 - Editora Vida.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

QUAL É O SEU NEGÓCIO?


Qual é o seu negócio?


Conta-se uma história em que alguém certa vez perguntou a um alto executivo de uma companhia de bebidas: “Qual é o negócio da sua empresa?” Várias respostas facilmente poderiam ser dadas: Nosso negócio é vender refrigerantes, ganhar dinheiro, ou ter lucros; mas a resposta daquele executivo foi a seguinte: “Nosso negócio é saciar a sede da humanidade!

Assim como esse executivo todos nós durante o curso de nossa vida exercemos ocupações com as quais nos sustentamos e suprimos as necessidades de nossa família. Talvez você possa dizer: Meu negócio é consertar carros, vender roupas, limpar casas, ou simplesmente cuidar do meu lar. Outros ainda poderão afirmar como respostas as suas profissões: Médico, advogado, engenheiro, contador, etc. Como sabemos, todas essas ocupações são dignas e, quando exercidas com honestidade e amor, louvam e honram a Deus.

Entretanto, o maior dos livros, a Bíblia Sagrada nos ensina que Deus nos criou para algo muito mais sublime e importante. Veja o diz a Palavra de Deus:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.” (Efésios, cap. 1, vers. 3 a 7).

Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações. Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus, se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre, amém.” (I Pedro, cap. 4, vers. 8 a 11).

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (I Coríntios, cap. 10, vers.31).

Podemos assim afirmar, com toda certeza, que somos predestinados como filhos de Deus por Jesus Cristo (Ev. João, cap. 1, vers. 12), sendo novas criaturas (II Coríntios, cap. 5, vers. 17) a fim de que, em tudo que fizermos, o nome do Senhor Deus seja glorificado (II Tessalonicenses, cap. 1, vers. 11 e 12).

Desse modo, independente de qual seja sua profissão ou ocupação, saiba que você foi criado para exaltar o nome de Deus! Sendo seu mais importante negócio, o de glorificar e honrar o Senhor, expressando sua confiança Nele, dando verdadeiro testemunho do amor expressado por Jesus Cristo ao entregar-se por nós em favor de nossa salvação:

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.” (I João, cap. 4, vers.7 a 11).

Aprendemos, seguindo esses ensinamentos, qualquer que seja sua atividade, saiba que ela é regida por algo infinitamente mais importante, SER UM INSTRUMENTO DE HONRA E LOUVOR A DEUS. Que assim seja vossa vida. Se estiver trabalhando, estudando, correndo, se divertindo, ou em qualquer outra situação, que seja para a Glória de Deus! VOCÊ FOI CRIADO PARA ISSO! Sua vida tem essa finalidade! Basta para isso você reconhecer a soberania de Jesus Cristo sobre o seu ser.

Lembre-se sempre disso!

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.[1] (Gálatas, cap. 2, vers.20).

Que Deus te abençoe grandemente! 





[1] Todas as citações desse texto são referenciadas na versão Almeida, Corrigida e Revisada.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

FAZENDO A DIFERENÇA


FAZENDO A DIFERENÇA




Há algum tempo assisti a um vídeo postado no Youtube cuja duração tinha pouco mais de dois minutos, sua mensagem me impressionou tanto a ponto de decidir postá-lo em meu blog e dispor-me a escrever um pouco sobre ele nesta coluna. 

Neste vídeo, realizado na índia, um país dividido pelo sistema de castas e com profundas desigualdades sociais, um menino dá um belíssimo exemplo de voluntariedade e união. Certamente eu poderia ficar aqui descrevendo os diversos contextos dessa história, porém lhe convido a assistir esse vídeo. Não há palavras nem diálogos entre os seus personagens, mas as lições que podemos extrair dessa pequena produção poderiam encher livros e enciclopédias. 

Entre tais livros, O maior de todos, a Bíblia Sagrada, nos relata o sermão de Jesus quando Ele nos ensinou ao dizer que nós somos o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:13 e 14). Desejando, ao final dessa mesma passagem, que nossa luz resplandecesse diante dos homens para que eles pudessem ver nossas boas obras e com isso glorificassem a Deus, nosso pai, que está nos céus (Mateus 5:16). 

Muitos podem se questionar como poderiam distinguir-se a ponto de tornarem-se referência para as demais pessoas. A resposta pode ser muito simples – dando o exemplo. Procurando nos tornar divulgadores de Deus (I Coríntios 4:1) e imitadores do exemplo perfeito de Cristo (I Coríntios 11:1 e Efésios 5:1). Fazendo como o menino da história acabou por fazer. 

Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.” (Coríntios, cap.4, vers.1).

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” (I Coríntios, cap.11, vers.1).
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios, cap. 5, vers.1)
Note que todas as pessoas retratadas no vídeo viram a enorme árvore que bloqueava o caminho para todos, porém, nenhum deles se dispôs a fazer qualquer coisa a respeito. Coube a esse pequeno garoto, sozinho e sem forças suficientes para remover o obstáculo, dar o exemplo que todos acabaram seguindo. 

As Escrituras Sagradas dizem quão bom é que as pessoas vivam em união (Salmo 33:1). Que possamos revestir todas as nossas atitudes de amor, sendo esse sentimento o vínculo da perfeição (Colossenses 3:14). Realizando sempre o bem, não apenas aqueles a quem estimamos, mas a todos os homens (I Tessalonissenses 5:15). 

E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.”(Colossenses, cap. 3, vers. 14).
Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.”(I Tessalonicenses, cap.5, vers.15).[1]
Que todos nós possamos, assim como na história mostrada nesse vídeo, também demonstrar nossa atitude em transformar o mundo (Romanos 12:2). Tornando-nos divulgadores do Evangelho, não só por nossas palavras, mas também por nossas ações! (Mateus 25: 35 a 40).

Que Deus lhe abençoe grandemente.


_____________________________________________________________________________
[1] Todas as citações bíblicas referidas nesse texto foram extraídas da versão Almeida, Corrigida e Revisada.
* Texto publicado originalmente em 04.11.2011.