FAZENDO A DIFERENÇA
Há poucos dias assisti a um vídeo postado no youtube cuja duração tinha pouco mais de dois minutos, porém me impressionou tanto a ponto de postá-lo em meu blog e dispor-me a escrever um pouco sobre ele nesta coluna.
Esse vídeo, realizado na índia, um país socialmente dividido pelo sistema de castas e com profundas desigualdades, um menino dá um belíssimo exemplo de voluntariedade e união. Certamente eu poderia ficar aqui descrevendo diversos contextos dessa história, porém lhe convido a assistir esse vídeo. Não há palavras nem diálogos entre os personagens, mas as lições que podemos extrair dessa pequena gravação poderiam encher livros e enciclopédias.
Entre esses livros, o maior de todos, a Bíblia, nos relata o sermão de Jesus quando Ele nos ensinou ao dizer que nós somos o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:13 e 14). Desejando, ao final dessa mesma passagem, que nossa luz resplandecesse diante dos homens para que eles possam ver nossas boas obras e com isso glorifiquem a Deus, nosso pai, que está nos céus (Mateus 5:16).
Muitos podem questionar-se como poderiam distinguir-se a ponto de tornarem-se luz para as demais pessoas. A resposta pode ser muito simples – dando o exemplo. Procurando nos tornar divulgadores de Deus (I Coríntios 4:1) e imitadores do exemplo perfeito de Cristo (I Coríntios 11:1 e Efésios 5:1). Fazendo como o menino da história acabou por fazer.
Note que todas as pessoas retratadas no vídeo viram a enorme árvore que bloqueava o caminho para todos, porém, nenhum deles se dispôs a fazer qualquer coisa a respeito. Coube a esse pequeno garoto, sozinho, sem forças suficientes para remover o obstáculo, dar o exemplo que todos acabaram seguindo.
As Escrituras Sagradas dizem quão bom é que as pessoas vivam em união (Salmo 33:1). Que possamos revestir todas as nossas atitudes de amor, sendo esse sentimento o vínculo da perfeição (Colossenses 3:14). Realizando sempre o bem, não apenas aqueles a quem estimamos, mas a todos os homens (I Tessalonissenses 5:15).
Que assim como na história mostrada nesse vídeo possamos, nós também, demonstrar nossa atitude de transformar o mundo (Romanos 12:2). Tornando-nos divulgadores do Evangelho, não só por nossas palavras, mas também por nossas ações!(Mateus 25: 35 a 40). Felicidades e Bençãos a todos.